História

História

Instituição Dias da Cruz“Consagra teus dias e tua força a um ideal de amor e paz a fim de que encontres, igualmente, a serenidade e a ventura em seus caminhos.” – Andrei Moreira pelo espírito Dias da Cruz

De uma grande amizade nasceu a Instituição Assistencial Dias da Cruz. O psiquiatra Wilson Ferreira de Mello fundou a associação civil em 15 de novembro de 1971, inspirado pelo interesse de amigos em prestar serviços às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

Surgia uma entidade solidária, de inspiração espírita e sem fins lucrativos, com uma missão: desenvolver ações efetivas nas áreas da saúde, cultura, educação e assistência social no Jardim Eulina, em Campinas (SP).

Para consolidar essas atividades, a organização implementou, ao longo dos anos, projetos essenciais que até hoje promovem o bem-estar e a qualidade de vida na comunidade. No início, as suas ações se concentraram na assistência direta às famílias carentes e no ambulatório com a farmácia homeopática.

A Creche Pingo de Luz foi criada em 1996 para suprir a demanda de vagas na rede municipal de ensino. Com alunos na faixa etária entre 03 e 06 anos, a pré-escola tem o objetivo de oferecer às crianças um desenvolvimento integral, respeitar sua identidade e estimular características fundamentais para um pequeno cidadão.

Em 2005, a Instituição Dias da Cruz continuou seu plano de ampliação com a inauguração do Ambulatório Anna Simonelli, em parceria com o Consulado do Japão. Com profissionais voluntários, o espaço foi criado para complementar o trabalho médico, já ofecido pela entidade, e promover a medicina integrativa.

Já as atividades do Centro de Convivência começaram no ano 2000 e foram consolidadas em 2009 com sua inauguração oficial. Esse espaço foi criado para promover a cidadania por meio de projetos sociais e oficinas culturais, de lazer e formação profissional.

Centro Espírita

Durante esses anos, a Instituição Dias da Cruz sempre se dedicou às suas tarefas assistenciais guiada pelos princípios da Doutrina Espírita, que tem como base principal o Amor e a Caridade. Há 44 anos, o Centro Espírita divulga os ensinamentos do Espiritismo e segue as diretrizes de Allan Kardec. O trabalho doutrinário é desenvolvido no período noturno, também com trabalhadores voluntários.