Ambulatório

“As palavras “curar” e “cuidar” têm a mesma raiz etmológica. Toda cura pressupõe um cuidado”. – José Carlos De Lucca

Inaugurado em setembro de 2005, em parceria com o Consulado do Japão, o Ambulatório Anna Simonelli tem a importante missão de praticar a medicina integrativa: promover a saúde, o bem estar, enxergar e cuidar do ser humano como um todo.

Atualmente, conta com profissionais voluntários e atende gratuitamente 350 pessoas por mês, sendo 2 mil atendimentos por semestre. O espaço tem parceria com o Centro de Saúde Jardim Eulina e também recebe pacientes de outras unidades de saúde e hospitais renomados de Campinas (SP).

Para os atendimentos, o ambulatório possui ampla estrutura com salas multifuncional, de fisioterapia, médica e odontológica, que garantem conforto e qualidade ao tratamento dos pacientes.

Áreas da saúde oferecidas:

Pediatria

Os primeiros cuidados médicos são essenciais. Por isso, todos os aspectos da saúde infantil são observados: alimentação, comportamento, doenças e a prevenção das enfermidades.

Odontologia

Cuidar da saúde bucal é fundamental para um melhor aproveitamento dos alimentos. A área oferece orientação, prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

Fisioterapia

Trata pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgias, traumas ósseos e musculares. Além de reabilitar, oferece bem-estar físico, qualidade de vida e ajuda a prevenir lesões.

Acupuntura

Da Medicina Tradicional Chinesa, o método é baseado no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos de acupuntura. Indicado para dores musculares, depressão, fibromialgia etc. O ambulatório tem parceria com o Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN).

Psicoterapia

Se não tratados, alguns sentimentos como a angústia, tristeza, medo, ansiedade podem atrapalhar o dia a dia das pessoas. Na psicoterapia, trata-se as dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas do paciente.

Terapia Ocupacional

Procura o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pacientes que tenham o desempenho ou convivência prejudicados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inclusão social.

Homeopatia

Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a terapia é inspirada na lei dos semelhantes e reequilibra a energia vital do paciente por meio de remédios feitos com elementos da natureza.

Terapia com Florais

Criados por Edward Bach, os florais atuam no estado emocional da pessoa, transformam as atitudes negativas em positivas, estimulando a auto-cura e o equilíbrio do organismo.

Vivência Corporal

As atividades reunem práticas corporais da Medicina Chinesa e Ayurvedica. No ambulatório, são oferecidas duas técnicas:

– Lian Gong
É uma prática chinesa de exercícios terapêuticos. Indicada para a prevenção e tratamento de diferentes patologias como problemas respiratórios, musculares, doenças crônicas e outras enfermidades.

– Yoga
Oferece exercícios posturais que aliam benefícios físicos e qualidade de vida aos praticantes. Ele promove relaxamento, fortalece músculos, melhora a saúde física e até psicológica do indivíduo.

Procedimentos:
1º Cadastro e agendamento
2º Encontro de acolhimento
3º Início do tratamento

Regras:

Os tratamentos são prestados por profissionais voluntários que doam o seu tempo, talento e vontade para o atendimento ao próximo. Portanto, os serviços oferecidos são gratuitos e é proibida a cobrança de qualquer valor por qualquer profissional da Instituição.

No ambulatório, os atendimentos são realizados de acordo com a urgência. Se não houver essa necessidade, o paciente é encaminhado para uma lista de espera. Não é permitido que pessoas sejam beneficiadas ou “encaixadas” sem a necessidade ou autorização da diretoria e comprovação de um profissional da área solicitada.

Após três tentativas de contato, o nome do paciente será retirado da lista de espera. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado na recepção.

É essencial que se respeite o horário agendado. Não serão permitidos atrasos por mais de 15 minutos.

O paciente que não puder comparecer a consulta, deve avisar com antecedência. Se faltar por duas vezes sem justificativa e não informar à recepção poderá perder o direito ao atendimento. Caso solicitado, ele entrará novamente na fila de espera.

Informações: (19) 3212-1224/ambulatorio@diasdacruz.org

 

Os comentários estão encerrados.